Educação?
Uma breve descrição da evolução da educação
na formação humana e os impactos sociais atrelados a relação professor-aluno
Matheus
Ágabo Ferreira, 16 de Setembro de 2021
A educação pode ser entendida como os
processos metodológicos de aprendizagem definidos pelas instituições de ensino
de um pais, estas procuram esquadrinhar as diversas habilidades necessárias
para a atuação dos estudantes como cidadãos na sociedade. Entretanto, esta é
uma visão utilitarista do que é a educação, sendo reduzida a uma ferramenta
para a estruturação da pós-modernidade. Desde o início da consolidação das
sociedades humanas, educar, era ser uma mente aberta ao conhecimento, sendo
crítica e curiosa. No ocidente, temos os primeiros filósofos gregos como
percussores de uma didática que perduraria por séculos, como por exemplo a Escola
dos Pitagóricos e a Academia de Platão. Modelos esses que seriam a base para toda
uma forma de moldar o mundo. Reinos e povos eram influenciados por esse antigo “modus
operandi”.
O entendimento do funcionamento do mundo,
do homem e do próprio divino estavam relacionados, e as gerações seguintes
seriam influenciadas por estas ideias. A igreja como instituição, durante o período
da idade média e até o fim da idade moderna, foi uma peça importante no impacto
da educação. Sendo ela responsável por trazer os “saberes necessários aos
homens”, definindo e consolidando o papel do ser humano em sociedade. A relação
de educação e sociedade, está intrinsecamente ligada. A educação é formulada de
acordo com a sociedade vigente e ao mesmo tempo a educação influencia essa
mesma sociedade, criando assim um ciclo de interdependência.
O impacto que as traumáticas mudanças no
mundo trouxeram para educação podem ser vista pela destoante modificação no
paradigma educacional. Antes o aprendizado era um privilégio dado a poucos, em
um mundo que a ascensão social era praticamente impossível. Entretanto, com a
modificação das estruturas sociais e políticas, a própria visão de como o homem
deveria ser mudou. O ser humano passou ser uma força motriz das revoluções,
ressignificando a si mesmo e seu papel no mundo. Na perspectiva cartesiana, nos
tornamos “res cogitans” da nossa própria realidade. Em um mundo onde anteriormente
nosso papel principal era sobreviver, agora, a sobrevivência se tornou mais ampla
e complexa, em uma rede de conexões que perpassam pelo próprio entendimento do
que é o ser humano.
Com advento das mudanças na estrutura de
ordem mundial, novas necessidades humanas começaram a se manifestar,
questionando os antigos saberes e dogmas. Desenvolvendo uma sociedade com
características abstratas e profundas. Nesse processo o impacto na educação se
tornou imprescindível. Tornou-se necessário uma nova forma de educar, a escola.
Criada pela necessidade de uma nova visão da sociedade, de um novo ser humano.
Consolidando assim as bases para uma nova reformulação da sociedade, seus
valores e princípios.
Anteriormente, tínhamos um mentor e um
aprendiz. Em sua maioria tínhamos apenas uma continuidade dos pensamentos
anteriores ou uma total mudança de paradigmas. Posteriormente isso se formulou
nas instituições religiosas, que como mencionei, eram responsáveis pelos
saberes. Entretanto, seu principal papel era seguir seu dogma, formar o homem
como servo de deus. Dessa forma seus ensinamentos tinham sempre uma pauta moral
religiosa. Agora, com a formulação da escola, como responsável pelo
aprendizado, temos uma perspectiva
diferente. Sendo a educação tendo um papel mais cívico e político. O que infelizmente
rendeu serias consequências ao mundo. Vale citar Auschwitz, como exemplo de um
impacto negativo nessa nova formulação da educação. Uma distorção macabra do
real papel da escola, a tornando uma ferramenta de poder e manipulação, da
extrapolação de ideologias.
Durante vários séculos o modelo escolar passou
por diversas alterações, desde focos no militarismo ao utilitarismo e até
ideológicas. Hoje temos a escola como um dos pilares da educação, mas
claramente a educação se tornou muito mais ampla e profunda hoje em dia.
Atingindo diversas dimensões do homem, desde a formação familiar, religiosa, social
etc. A escola, entretanto, continua a ser como um dos principais pilares da educação,
como detentora do conhecimento científico e intelectual.
Hoje a educação é vista primariamente como
escolar, delegando as instituições o dever de preparar os indivíduos para a
vida em sociedade. Embarcando a escola como responsável pelo conhecimento
técnico-científico, e as formações do “sujeito”, enquanto produto do meio
cultural que vive. Infelizmente, isso enclausurou a escola a uma mera
reprodução do “status quo”, como uma ferramenta emancipatória das vontades da
estrutura política e cultural que é a sociedade. Negligenciando muitas vezes a
profundidade transcendental da alma humana.
A educação se tornou, assim, uma mera
reprodução dos meios de produção, da ligeira tomada de capital ideológico, onde
os estudantes são apenas números em uma grande máquina ilusória. As demasiadas
dicotomias do mundo, refletem em estruturas educacionais diversas. Em um
próprio pais, as diferenças culturais e sociais estão enraizadas no dilema
fundamental da escola. Estaria ela desempenhando realmente seu papel de formadora,
ou apenas sendo uma ferramenta que perpétua a ordem social?
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Vamos a um exemplo do que seria uma sala de
aula hoje.
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Professor: Hoje iremos aprender sobre
gravidade.
Aluno: Ouvi dizer que a gravidade é uma
mentira.
Professor: Quem disse isso a você?
Aluno: Vi na internet. Eles mostram que na
verdade a terra é plana.
Professor: Isso aí é só teoria da
conspiração, não tem ciência nisso.
Aluno: Mas eles demonstraram com
experimentos que não existe curvatura da Terra.
Professor: Que experimentos?
Aluno: Sim, usando uma régua no horizonte.
Professor: Mas esse experimento está tudo
errado. Não tem como ele fazer observação, vai induzir ele ao erro. Além da
falha de coerência da teoria.
Aluno: Ah professor, você que está atrasado
e cego. Não vê que o sistema quer te
manipular? Querem que você ache que o mundo
é como eles desejam que seja.
Professor: Aí é que você se engana. Tudo
que falo e ensino a vocês, é derivado de muito estudo, com demonstrações
elaboradas e experiências refinadas. São anos de pesquisas das mais diversas
instituições e pessoas.
Aluno: O sistema funciona assim professor.
Por exemplo: Você acha mesmo que o homem foi a Lua?
Professor: Aaah... Foi. Temos fotos e
registros.
Aluno: Mentira professor! É tudo
manipulação.
Outro Aluno: Meu pai também me falou sobre
isso. É todo um plano da Nasa para controlar as informações e oprimir os países
menos desenvolvidos.
Aluno: Exatamente! Todos os Youtubers que
vi falaram isso também!
Professor: Meninos, se acalmem. Não existe
isso de manipulação. A tecnologia hoje é prova dessa ciência que estudamos.
Aluno: Ah professor! Você vai mesmo
continuar cego a tudo que está acontecendo no mundo? Não vê o tanto que os
governos nos tentam calar?
Outra aluna: Sim, semana passada mesmo vi
uma notícia no WhatsApp falando que eles estão alterando a composição do milho
para espalhar doenças como o covid-19.
Outro aluno: É! Eu vi isso também! O
governo chinês quer manipular o mercado criando esses vírus!
Professor: Turma! Vamos manter o foco da
aula!
Aluno: Mas professor, como você não vê o
impacto dessas mentiras? Não podemos nos calar! Está tudo na internet, olha lá!
Professor: Não se pode acreditar em tudo
que lê...
Aluno: Então por que você acredita no livro
que está usando nas aulas? Ele foi criado com esse intuito de perpetuar essa
dominação!
Professor: Claro que não! Ele foi
construído com foco na aprendizagem de vocês... Quer saber, não vamos perder
tempo com essas bobagens. Voltemos a aula!
*barulho de conversas*
Professor: Silêncio turma! Vamos voltar a
falar da gravidade...
Aluna: Professor! Eu tenho uma pergunta...
Professor: Agora não, precisamos focar no
conteúdo do currículo.
Outros alunos: Ah professor!
Professor: Então, gravidade. Seu estudo
começou com um homem chamado Newton. E ele definiu gravidade sendo-...
*Sinal de fim de aula toca*
*Alunos se levantam para ir embora*
Alunos: Tchau professor, até a próxima
aula.
Professor: Leiam seus livros e pesquisem
sobre gravidade para a próxima aula.
*Alguns alunos conversando entre si depois
da aula.*
Aluno 1: Na internet falam sobre essa
gravidade, mas só tem um monte de fórmulas e números.
Aluno 2: Foi o que eu disse! Eles usam isso
para nós manipular, para dizer com palavras confusas as mentiras deles, mas não
importa, nós sabemos a verdade.
Aluno 1: É! Sim! Vamos ver o vídeo novo
desse Tiktoker, ele fala da gravidade.
Aluno 2: Sim, ele é ótimo! Ele fala em
trinta segundos o que o nosso professor não consegue em uma aula toda.
Aluno 1: Sim..., mas também nosso professor
é todo manipulado e ainda quer nos fazer acreditar naquelas mentiras usando um
monte de coisas confusas, com números e letras!
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Essa ficção acima, demonstra uma simples
situação da forma como muitas aulas de ciências são realizadas nas escolas hoje
em dia. Claro que não podemos generalizar. Com certeza terão outras diversas
situações. Entretanto, ilustrei essas como forma de crítica a toda a
sistemática que nos rodeia e permeia a educação, afetando as relações de professor
e aluno. Eu não tenho uma resposta para os questionamentos que fiz, mas acredito
que a educação tem papel fundamental nós processos essenciais a formação do
homem. Ainda que com suas limitações e falhas, acredito que o professor tem seu
papel como um mediador, não focado em transmitir informações, mas em usar a experiência
e o conhecimento de forma a auxiliar os estudantes a chegarem no seu próprio
conhecimento. Podando irregularidades e delimitando as possibilidades coerentes
de uma linha de raciocínio. Infelizmente, vivemos em uma sociedade de informações
líquidas e volúveis. E isso está afetando a forma como os próprios alunos encaram
o estudo e os professores. Talvez, estejamos caminhando para uma nova forma de
educação. Se ela vai ser libertadora e ideologicamente neutra? Eu não sei.
Todavia, acredito que a mudança continua, resultado das inúmeras alterações da sociedade.
Nosso mundo continua a mudar, o homem, continua a evoluir, logo, a educação e
as relações de professor e aluno, continuarão se desenvolvendo e alterando, influenciando
tudo e todos.
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-- Hakai --
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